Caeté terá capacitação gratuita sobre bem estar animal

Professores da rede pública e particular, policiais, servidores públicos, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses, médicos veterinários, funcionários de clínicas veterinárias, protetores e todos os interessados nos animais e no meio ambiente, moradores de Caeté e cidades da região estão convidados a participar da capacitação gratuita sobre Educação Ambiental Humanitária em Bem Estar Animal (EAHBEA).

A capacitação, ministrada pela geógrafa e professora Elizabeth MacGregor, será dia dia 22 de agosto, terça-feira, de 13 às 17 horas, no auditório da FEC em José Brandão. Elizabeth trabalha há mais de 15 anos em entidades de defesa animal e é diretora de educação do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), uma coalizão de mais de 100 ONGs de proteção animal no Brasil. www.forumanimal.org

Elizabeth, que foi entrevistada recentemente no programa do Pedro Bial, da TV Globo,  já fez cursos de capacitação em mais de 60 municípios de 11 estados brasileiros sobre bem estar animal. Em junho, ela começou a campanha de Educação Humanitária em Minas Gerais. Belo Horizonte (UFMG e Secretaria Estadual de Educação), Juiz de Fora, Contagem, Betim, Lafaiete e Barbacena são algumas das cidades onde ela já esteve. Após Caeté, no dia 23 de agosto, ela estará em Itabira e, nos dias seguintes, em Uberlândia e Diamantina.

Em Caeté, a Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza (SGPAN) e a Prefeitura se uniram para trazer a capacitação à cidade. Apesar de a Educação Ambiental ser obrigatória por lei em todo o sistema educativo desde 1999 - e os animais fazerem parte do meio ambiente - as escolas e boa parte dos que lidam com a questão dos animais ainda estão defasados quanto ao conhecimento sobre senciência animal e a ciência de bem-estar animal.