MP promove reuniões com SGPAN e organizadores de rodeio

A SGPAN informa que mantém sua posição a favor de festas e contrária à realização de provas de rodeio por configurarem maus tratos aos animais. Por isto, envida todos os esforços para que shows musicais aconteçam e não as provas de rodeio. Adiada pelos organizadores para setembro, a festa continua sem alvará, que não foi emitido pela Prefeitura após recomendação do Ministério Público (MP). Sem alvará, a festa não pode acontecer.

Duas reuniões promovidas pela promotora de Caeté, Anelisa Cardoso, foram realizadas em Belo Horizonte com a participação da SGPAN, por promotores do Grupo Especial de Defesa da Fauna (Gedef) e organizadores do rodeio.

Na primeira reunião, em 2 de agosto, o MP propôs que a festa seja realizada com shows musicais, sem as provas de rodeio, por configurarem maus tratos aos animais, com base na Constituição Federal, que se sobrepõe à lei 10.220/2001, usada pelos defensores de rodeio para justificar o rodeio. Os organizadores não aceitaram e foi discutida a realização de uma avaliação prévia, por um veterinário indicado pelo MP, dos apetrechos usados nas provas de rodeio.

Esta possibilidade foi debatida na segunda reunião, dia 5 de agosto, quando o MP apresentou o nome de uma médica veterinária.

A SGPAN reforçou que, a não ser para dar alimento, carinho ou cuidados veterinários, qualquer outro uso de animais configura maus tratos.

“Se os senhores retirarem o sedém, a peiteira e os outros apetrechos, o animal vai pular?”, questionou a promotora Anelisa Cardoso.