Nota da SGPAN sobre assinatura de TAC para construção
do Centro de Controle Veterinário de Caeté

 

Dia 13 de novembro de 2017 a Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza de Caeté (SGPAN) assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a implantação do Centro de Controle Veterinário (CCV) num prazo de 14 meses em Caeté. O TAC, assinado também pelo Ministério Público de Caeté e pela Prefeitura, prevê a destinação, pelo Ministério Público, de R$ 135 mil de valores oriundos de verba de TAC para o financiamento do projeto socioambiental de criação do CCV. O valor será repassado à SGPAN, que o destinará à Prefeitura para execução da reforma e estruturação do CCV.

 

Esta é uma luta antiga da causa animal. Foi por muito empenho dos ativistas do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais (MMDA) que a lei foi aprovada em 2016 e que agora está prestes a ser tornar realidade em Caeté, com a importante ação do Ministério Público junto com a SGPAN.

 

A lei 21.970 foi um passo importantíssimo e, agora, a assinatura do TAC foi outro grande passo rumo ao controle populacional de cães e gatos em Caeté e ao bem estar de animais e humanos. É uma questão de saúde pública! Uma delas é a leishmaniose. Matar os cães não resolve! É preciso controlar a reprodução dos animais!

 

Assim que ficar pronto, o CCV fará castração em massa gratuita de cães e gatos, algo que já deveria estar sendo feita há décadas se população e poder público tivessem respeito e sensibilidade pelos animais e pelas pessoas pobres que não têm como pagar uma cirurgia de castração.

 

A castração é a única forma segura e saudável de impedir a procriação descontrolada de cães e gatos. Sem ela, esses animais procriam sem parar, resultando em superpopulação, maus tratos, abandono, doenças e morte.

 

Devido ao trabalho de quase 10 anos realizado pelos poucos voluntários com pouco dinheiro mas com muito amor, boa parte da população caeteense já tem consciência da importância da castração e sempre procuram a ong para castrar seus animais. Nosso grande problema sempre foi a falta de dinheiro para castrar os animais de rua e de pessoas pobres. Sempre acumulamos dívidas, sempre estamos com as casas lotadas de animais! A demanda da população e das centenas de animais abandonados e doentes é enorme! A demanda por conscientização para a guarda responsável é enorme e urgente!

 

Esperamos que a parceria com o Ministério Público e com a Prefeitura continue e que a lei possa ser cumprida com o importante apoio dos Vereadores.

 

Colegiado Diretor da SGPAN