2ª Campanha da SGPAN castrou 40 cães e gatos
Matéria publicada no jornal Opinião de 28/5/09
A Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza (SGPAN) realizou na cidade, no último sábado, 23/5, sua 2ª Campanha de Castração que esterilizou 40 animais, sendo 29 cadelas e 11 gatas. O objetivo da SGPAN é contribuir para o controle da superpopulação de cães na cidade, reduzindo o número de cães abandonados e doentes pelas ruas.
Com as duas campanhas – a primeira foi realizada em março - serão quase 1.000 cães e gatos a menos em Caeté em 2009. Para chegar a este total, basta multiplicar o número de animais castrados por 12 (média dos filhotes que cadelas e gatas criam por ano). No caso dos cães, na primeira campanha foram castrados 38 cães e 29 na segunda, totalizando 67 cães (67X12 = 804). Se as 11 gatas castradas no último sábado procriassem, seriam 132 gatinhos. Somando este número com os 804 filhotes de cães, chega-se ao total de 936 animais que poderiam nascer se não houvesse a castração.
Pela segunda vez a campanha foi realizada em parceria com a Associação Sabarense de Proteção Animal, que trouxe médicos veterinários, equipamentos e medicamentos necessários à castração que aconteceu no Mercadinho, em José Brandão, espaço gentilmente cedido pela Prefeitura e pela associação de gerencia o local.
Uma novidade desta segunda campanha foi a realização de uma campanha de adoção. A SGPAN levou para o Mercadinho cinco cadelas de rua – que também foram castradas - com suas crias, num total de 20 filhotes, que foram expostos no local. Seis filhotes foram adotados, um deles cego e com deficiência física nas patas.
Os donos dos cães e gatos saíram satisfeitos com o atendimento na campanha de castração e por não terem mais que se preocupar com períodos de cio e crias indesejadas. Maria Leonídia, da Pedra Branca, levou sua cadela Julie para esterilizar. “Para eu cuidar dela adequadamente,do jeito que ela merece, preciso ter apenas ela, não tenho condições de ter mais cães”, observou. Muitos donos de cães parabenizaram a ação da SGPAN, entre eles Expedito Raimundo, que levou suas cinco cadelas. “Li uma matéria do Jornal Opinião em março e procurei o pessoal da SGPAN. Os cães agem por instinto e nós, seres humanos, precisamos cuidar deles”, alertou.
Com 33 gatos em casa, dona Terezinha Onorata levou seis fêmeas para castrar. Ela aprovou o trabalho da ong e disse que levará seus outros animais na próxima campanha de castração. “Li a reportagem do Opinião e liguei para a Jussara. Deu tudo certo, é uma coisa muito boa”, destacou.
A SGPAN fará outras campanhas de castração e os interessados devem entrar em contato com Jussara, no telefone 3652-5011.
Contato: patydutra2007@yahoo.com.br