Caeté tem mais de 300 animais castrados
Nove campanhas de castração e 315 animais castrados. Este é o saldo do trabalho da Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza (SGPAN) depois de um ano e 10 meses de atuação. Sempre em parceria com a Associação Sabarense Protetora dos Animais e da Natureza (Aspan) e com a ajuda da comunidade que faz doações mensais, a SGPAN promove as castrações com o objetivo de reduzir a superpopulação de cães na cidade, principalmente cães de rua, abandonados e doentes.
A nona campanha de castração aconteceu no último sábado, 15 de janeiro, quando 32 animais foram esterilizados, sendo 10 gatas e 22 cadelas. Destas, oito eram de rua. Cada animal produz em média 12 filhotes por ano, portanto a cidade terá 384 animais a menos (resultado de 32 x 12). O mesmo cálculo, feito com o total de 315 animais castrados desde a primeira campanha, mostra que 3.780 animais deixaram de nascer.
“Atuamos sozinhos, na base do voluntarismo, e contamos com a ajuda da comunidade que doa valores mensais. Vamos continuar com as campanhas porque nosso sonho é que a cidade não tenha animais abandonados”, salienta Jussara Carvalho, presidente da SGPAN, ao explicar que a Prefeitura cede uma caminhonete com motorista e para que a ong consiga capturar e castrar cadelas de rua. Em breve a SGPAN promoverá a décima campanha de castração na cidade.