NOTA

 

A Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza de Caeté (SGPAN) informa que foi acionada, através de email enviado dia 26/9 pelo vereador Junior Purysco a uma voluntária da SGPAN, para se manifestar sobre projetos de lei relacionados a esterilização e apreensão de animais, maus tratos e abandono e criação do Fundo Municipal de Proteção e Bem Estar Animal e Conselho de Proteção e Bem Estar Animal.

 

Através de ofício enviado ao vereador dia 08/10, agradecemos o interesse pela causa. Ficamos felizes com a atenção do Poder Público em encaminhar questões tão importantes para os animais e a população, e parabenizamos pela iniciativa.

 

Porém, como única entidade que desde 2008 lida solitária e sofridamente com estas questões em Caeté e que já vem, desde o ano passado, envolvendo vereadores e prefeito neste problema, a SGPAN registrou no ofício seu descontentamento por não ter sido consultada na fase de elaboração dos projetos e apenas ter sido comunicada da existência dos projetos de lei quando eles já se encontravam em fase de tramitação na Câmara de Vereadores de Caeté.

 

A SGPAN, através do ofício, requereu ao vereador o agendamento de uma reunião para que seus voluntários possam contribuir para o aperfeiçoamento dos projetos.

 

Para situar a população quanto ao que já foi encaminhado com a Prefeitura, apresentamos o relato abaixo:

 

A SGPAN já realizou quatro reuniões com o prefeito Zezé Oliveira. Na primeira a ong apresentou um diagnóstico da situação dos animais abandonados na cidade, resumiu suas ações desde 2008 e apresentou propostas para o fim do sofrimento e do abandono dos animais. O prefeito pediu que fosse encaminhado um convênio para que a Prefeitura pudesse atuar em parceria com a ONG.

 

Na segunda reunião o vice-prefeito Nelson Machado sinalizou a possibilidade de ajuda à SGPAN com o fornecimento de ração e carro para apoio nos resgates de animais. Ele apresentou também uma minuta de convênio com a SGPAN. Os voluntários da ong trabalharam intensamente na reestruturação dessa minuta, que foi apresentada na terceira reunião, quando o prefeito manifestou interesse em assinar o convênio no mês de agosto. Pela proposta de convênio apresentada, a Prefeitura:

 

- disponibilizaria carro para dar suporte à ONG no resgate dos animais de rua doentes,

 

- construiria um centro para realização de cirurgias de castração, atendimento e abrigo temporário de animais de rua doentes, ninhadas e cadelas prenhes;

 

- realizaria cirurgias de castração de cães e gatos (em convênio com clínicas da cidade ou através de veterinário concursado),

 

- faria a contratação de agentes (protetores de animais) para organizar os trabalhos de socorro aos animais de rua doentes, cadastros e encaminhamentos das cirurgias de castração, apoio às campanhas de adoção realizadas pela SGPAN, além de fornecimento de ração para os animais de rua abrigados nos lares temporários, e medicamentos.

 

Na quarta reunião, realizada em 18 de julho, foi definida a parceria para castração de animais com a Escola de Veterinária da UFMG (uma ação que aconteceu dia 05/10 e a segunda etapa será dia 23/11). O prefeito indicou também que em setembro ficaria pronto o ambulatório para a realização de cirurgias de castração de cães e gatos. Nesta reunião do dia 18 de julho, porém, não tivemos um posicionamento da Prefeitura em relação à assinatura do convênio e sobre as possíveis ajudas diretas à ONG (ração, apoio no transporte de animais etc). Sendo assim, a SGPAN continua agindo sozinha na questão dos animais de rua.

 

Por isto, desde o final de julho, estamos solicitando o agendamento de reunião com o prefeito para dar continuidade às negociações. Tentamos por telefone, emails e ofício, mas não tivemos nenhum retorno, como também não tivemos informação sobre a implantação do ambulatório.

 

Neste momento a SGPAN está aguardando os retornos do vereador sobre o agendamento da reunião sobre os projetos de lei apresentados e também da Prefeitura para dar continuidade à série de reuniões interrompida em julho.

 

Somente com vigorosas ações de campanhas de adoção, campanhas de conscientização para a guarda responsável e de esterilização de cães e gatos é que nós, sociedade civil organizada, e poder público, juntos, conseguiremos por fim ao abandono e sofrimento dos animais!

 

 

Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza de Caeté (SGPAN)