Vereadores eleitos visitam campanha de castração da SGPAN
Seis vereadores eleitos, que tomarão posse dia 1 de janeiro de 2013, conheceram no último sábado, 15 de dezembro, como é realizada a Campanha de Castração de Cães e Gatos da Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza (SGPAN). Marco Aurélio Cândido, Ademir Bento, Diêmerson Porto, Nilo Teixeira, Guilherme Rosa e Júnior Purysco acompanharam o trabalho que a ong realiza em parceria com a Associação Sabarense Protetora dos Animais e da Natureza (ASPAN) e reconheceram a importância das cirurgias de castração de cães e gatos para o controle da superpopulação de animais.
“Ficamos satisfeitos porque todos se comprometeram em apoiar as propostas da SGPAN para o fim do abandono de animais na cidade e nos distritos”, salientou a presidente da ong, Jussara Carvalho. Na 18ª Campanha de Castração da SGPAN 38 animais foram castrados, sendo 18 custeados pela ong, totalizando 640 animais castrados desde a primeira campanha, em março de 2009. Além das castrações, dois cães e dois gatos foram adotados. Uma conta simples aponta que 7.680 animais deixaram de nascer (resultado da multiplicação de 640 por 12, que é a média de reprodução de cães e gatos por ano).
Reuniões
Na semana passada, a SGPAN enviou convite a todos os vereadores eleitos para uma reunião de apresentação da proposta de parceria, que a ong elaborou e apresentou aos candidatos à Prefeitura. Além dos vereadores presentes à campanha de castração, a SGPAN se reuniu também com Ricardo Diniz e João Carlos Costa. Todos eles conheceram as propostas, basicamente voltadas para a promoção de castração em massa de cães e gatos na cidade e nos distritos, implantação de abrigo temporário e campanhas de adoção e guarda responsável, e se manifestaram dispostos em ajudar a ong nas questões relativas aos animais. Os vereadores que não se reuniram com a SGPAN e não foram à campanha de castração receberam a proposta por email. A SGPAN está finalizando documento com sugestão de um Código Municipal de Proteção Animal, que deverá ser apresentado à Câmara Municipal em 2013.