Veterinária de Lafaiete virá a Caeté para apresentar projeto de controle populacional de cães e gatos
Foi agendada para junho a apresentação do Projeto de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, referência para todo o Brasil. A veterinária Carla Sássi participará de reunião para falar do projeto e orientar as prefeituras de Caeté, Taquaraçu e Nova União quanto ao que fazer e os custos da realização de castração em massa de cães e gatos, para garantir a saúde da população com o controle das doenças transmitidas por esses animais, além de por fim ao abandono e maus tratos.
A proposta da reunião com a veterinária de Lafaiete foi feita pela coordenação da Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza de Caeté (SGPAN), durante reunião organizada pela promotora de Caeté, dra Anelisa Cardoso, no dia 6 de maio para tratar da execução da lei 21.970 pelas prefeituras.
Sancionada em janeiro deste ano governador Fernando Pimentel, a lei prevê que os municípios, com apoio do Estado, façam a proteção, identificação e controle populacional de cães e gatos.
“Recolher e eutanasiar não é solução para o controle populacional desses animais”, destacou a promotora na abertura da reunião em que a SGPAN lembrou que o diálogo com a Prefeitura de Caeté, iniciado em abril de 2013, cujo objetivo principal era iniciar as castrações em massa de cães e gatos, foi interrompido em agosto do mesmo ano, por decisão unilateral da Prefeitura. “Agora temos a lei 21970 e precisamos que ela seja cumprida”, destacou a SGPAN durante a reunião e em ofício entregue à Prefeitura.
Estiveram presentes Hiarbas Ferreira, prefeito de Taquaraçu; Danielly de Jesus, secretária de Saúde de Nova União; Paulo Sanches, procurador de Caeté; Rodrigo Dias, secretário de Saúde e Lidiane Pedrosa, da vigilância de Saúde de Caeté, e Patricia Dutra, presidente da SGPAN/Caeté.