SGPAN denuncia: animais estão sendo envenenados em Caeté

 

Nos últimos dias a Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza (SGPAN) registrou o envenenamento de vários cães e gatos. Nos bairros Bonsucesso e Pombal foram quatro cães, sendo que dois morreram e dois sobreviveram. A Pretinha foi resgatada por uma voluntária da ONG às 23h30 de 30 de outubro, e levada para a clínica veterinária Cães e Cia, onde a dra Maria Luíza Freitas fez o atendimento e confirmou os sintomas de envenenamento. Ela foi medicada e sobreviveu, após sofrer diarréia com muco, tremores e dificuldade para andar, mesmos sintomas apresentados pelo outro cão.

 

No bairro São Geraldo vários gatos estão sendo envenenados. Uma moradora relata que dois gatos morreram, um está desaparecido e o outro, filhote, apareceu morto na manhã do último domingo, 3 de novembro. Também no bairro São Geraldo, na rua do Catita, um morador informou que encontrou em seu quintal dois cães agonizando, com sintomas de envenenamento.

 

“Isto é muito triste e revoltante porque os animais não têm culpa de terem sido abandonados nas ruas. As pessoas precisam ter mais consciência e compaixão dos animais, não abandoná-los e sempre denunciar quem maltratar”, salientou Jussara Carvalho, presidente da SGPAN. "A denúncia de suspeitos ajuda a ação da Polícia", defendeu Jussara. Quem quiser denunciar, basta procurar a delegacia e registrar um boletim de ocorrência ou ligar para o telefone 181 - Disque Denúncia, conforme orientou o delegado de Polícia da comarca de Caeté, Bruno Affonso. "O ideal é que seja feito o Boletim, para facilitar a apuração", observou.

 

O material mais usado para envenenamento é o chumbinho. O site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diz: "É um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo. Trata-se de um produto ilegal que não deve ser utilizado sob nenhuma circunstância". Mais adiante o site informa: “A compra e venda de chumbinho é crime. Denuncie!!”

 

Em Caeté, os estabelecimentos comerciais que vendem alimentos são fiscalizados pela Vigilância Sanitária Municipal, que confirmou que o produto é ilegal e não pode ser comercializado. Quem ver o produto sendo vendido pode acionar a Vigilância pelo telefone 3651-5866 ou a Ouvidoria no 3651-3233. Já os comércios de produtos agropecuários são fiscalizados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que revelou nunca ter encontrado chumbinho à venda nestes estabelecimentos. Para denunciar a venda de chumbinho ao IMA basta ligar no 3915-9733

 

A SGPAN pede às pessoas que não soltem seus animais nas ruas e não abandonem. "Cadelas e gatas deve ser castradas. Caso a pessoa não queira mais o animal, ela deve procurar um novo dono. Podemos anunciar no Facebook da ong e a pessoa pode levá-lo nas nossas feiras de adoção, cujas datas são divulgadas em nosso site, no Facebook e nos jornais". O site da SGPAN é o www.sgpan.org.bre o Facebook é o www.facebook.com/sgpancaete

 

Às pessoas que envenenam animais, a ONG pede que repensem suas atitudes porque maltratar animais é crime. A SGPAN informou também que vai denunciar os suspeitos à Polícia e pede que a população faça o mesmo.